05 setembro, 2008

USHUAIA E O CANAL BEAGLE




Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, é um povoado que cresceu entre as montanhas e o mar, em torno do porto que constitui o ponto de partida e chegada para muitas embarcações que fazem passeios pela costa ou atravessam o Estreito de Magalhães até ao Chile.

O comércio concentra-se maioritariamente ao longo de uma única rua - a Calle San Martin e é um optimo local para compras de vestuário desportivo de neve e actividades outdoor.
Surpreendeu-nos a pouca roupa com que os habitantes e as montras se cobrem. Embora no Verão, áquela latitude as temperaturas são bastante baixas (próximo de 0ºC) e o tempo é agreste.
Um velhinho e redecorado autocarro londrino de 2 andares faz um percurso turístico pela cidade para os mais comodistas.

É imperdível o passeio pelo Canal Beagle, ao longo do qual se podem ver comunidades de leões marinhos e diversas aves, o Farol Les Eclareaux e a pinguineira.



A subida ao Glaciar Martial também é um ponto bastante procurado. No Inverno é possível esquiar na língua do galciar, no Verão proporciona uma vista deslumbrante sobre Ushuaia e o Canal Beagle e abre portas á descoberta a pé da montanha por entre gelo e o verde da vegetação que emerge do manto branco que derrete.
Junto às cadeiras mecânicas, na montanha, existe um pequeno snack onde se podem fazer ligeiras refeições. As pizzas são aqui um dos pratos recomendados.

Para ficar recomendamos o Hotel Los Nires, a 3 km do centro. O trajecto faz-se bem de taxi, é sossegado, acolhedor e tem uma vista soberba para o Canal.

Para comer, o Restaurante Tía Elvira, em frente ao porto, é bastante bom para marisco e peixe. Para carne aconselhamos o Bodegón Fueguino, lugar simpático e sempre cheio, ..... mas fujam do sortido de entradas.

Sem comentários: