05 setembro, 2008

PARQUE NACIONAL DA TERRA DO FOGO



A partir de Ushuaia é possível aceder a esta vasta área protegida que continua do lado chileno. Aqui é permitido (cumprindo as todas as regras de boa convivência com a natureza) acampar, fazer diversas caminhadas (os trilhos estão todos sinalizados e têm informações), observar animais, fazer pic-nics, tomar banho nas lagoas e braços de rios (só para os mais corajosos).
O 'Trem do Fim do Mundo', uma reactivada linha utilizada pelos antigos prisioneiros (muitos criminosos mas também activistas políticos eram apra aqui deportados) para fazer o transporte de lenha da floresta para a prisão, embora com um objectivo claramente turístico e com um percurso curtinho, permite-nos um primeiro reconhecimento desta região.
Existem diversos passeios enquadrados por operadores locais neste parque mas o ideal é fazê-lo por nossa conta e risco e ao nosso ritmo. Dois ou três dias percorrendo a pé os diversos trilhos, com tempo para observação da fauna e flora local é o ideal. Turfeiras, grande variedade demusgos e líquens, coelhos, aves, castores, lagos, montanha são alguns dos interesses desta reserva.

Sem comentários: