05 setembro, 2008

EL CHALTÉN




El Chaltén é uma cidadezinha recente (fundada em 1985) junto de um monólito granítico com 3.375 metros de altura (o Fitz Roy) e a grande meca da escalada e do treking. El Chaltén parece saída dos antigos westerns. O nome significa, em tehuelche, ‘a montanha que fuma’ e foi assim apelidada porque o pico Fitz Roy está, grande parte do tempo, envolto em nuvens.
É possível acampar em diversos pontos e existem inúmeros percursos e trilhos, de vários graus de dificuldade, possíveis de percorrer a pé. Os serviços existentes são básicos e a oferta reduzida. Não existem grandes infraestruturas turísticas, haja outras opções de estadia para além do acampamento, o que a torna um paraíso para os amantes da natureza e do pedestrianismo/montanhismo.
Embora não tivéssemos muito tempo (tínhamos de entregar o carro alugado em Calafate) ainda fizemos um dos percursos quase todo – cerca de 6 km.
Lugar mágico, inesquecível mas que tememos seja, em pouco tempo, completamente esmagado e transformado pelo turismo.

2 comentários:

lost disse...

Argentina é uma das minhas viagens de sonhos! Deve ser uma sensação incrivel estar perante um glaciar (reparaste que não disse iceberg? Iceberg é o que foi contra o Titanic, certo?), imponente, demonstrando toda a força da natureza!

Fico muito feliz que tenhas conseguido realizar uma das tuas viagens de sonho! Quiçá um dia não me vais fazer de guia por lá?

:P

DreamTeam disse...

Epa, é só dizeres quando! :-)