19 setembro, 2008

BUENOS AIRES - LA BOCA





La Boca é um bairro perto do porto, e por isso originalmente frequentada por marinheiros e imigrantes oriundos de outros países. O colorido das casas teve origem nas sucessivas reparações e remodelações que íam sendo feitas, com os restos das tintas que os barcos já não utilizavam. A troco de cama e/ou refeição, os marinheiros davam a sua mão-de-obra e ajudavam na recuperação das casas.
A sua rua principal – El Caminito, é um dos ex-libris da cidade. Ao longo da rua, vendem-se recordações e artesanato, come-se, bebe-se, assiste-se a exibições de tango na rua e somos convidados para um pezinho de dança.
Apenas 2 ou 3 ruas são visitáveis pelos turistas e de dia. O restante bairro é totalmente desaconselhado e à noite são inúmeras as recomendações para não passear pelas ruas, nem andar sozinho.
Mas para além destas ruas, encontra-se outra Argentina e uma outra realidade. As casas degradadas e grafitadas, as ruas sujas, novos e velhos sentados nos umbrais das portas, esperam melhores dias e melhores condições sociais.
No entanto, este animado bairro é um dos pontos altos da cidade e totalmente imperdível.

Sem comentários: