21 março, 2008

VENEZA

Confirma tudo aquilo que se diz – linda, romântica, degradada, turística, ….
Um emaranhado de ruas banhadas pela água, pontes que unem quarteirões-ilha, embarcações que servem de transportes públicos, de transportes de emergência, de comércios flutuantes, de transportes de carga.
A Praça de São Marcos, a Basílica, a Campanille, a Casa dos Doges, são os spots do local, mas interessante, interessante é sair dos circuitos turísticos, deambularmos pela cidade sem destino e deixarmo-nos surpreender por pequenos recantos labirínticos que nem nos mapas existem.



O encanto do passeio de gôndola pelos canais perde-se assim que sabemos o preço astronómico para um embarque a dois. Não ha romantismo que resista ás boas dezenas de euros cobradas!

Mas vale a pena a visita. É de facto uma cidade invulgar e cheia de encanto. Palmilhar a pé as ruas entre os canais, encontrar pequenas tratorias e tascas, frequentadas muitas vezes por gondoleiros, descobrir pequenos artesãos de máscaras que fogem à massificação e negócio fácil, conhecer um pouco a sua história, para além das óbvias visitas turísticas, fazem desta cidade uma visita obrigatória.

Sem comentários: