21 novembro, 2010

NA LINHA DO EQUADOR

 
 A cerca de 90 km a norte de Nairobi passa a linha do equador. Aquela linha imaginária que corta o globo em duas 'meias laranjas', o hemisfério norte e o hemisfério sul.
Sabiam que sobre ela somos mais leves? Aqui a força da gravidade é ligeiramente menor (a distância ao centro da terra é maior). O local ideal para viver.
Para comprovar a nossa real posição sobre o equador fomos surpreendidos por uma simples demonstração da força de Coriolis. Segundo esta lei, o movimento dos fluídos no hemisfério norte sofre um desvio para a direita invertendo-se no hemisfério sul (desvio para a esquerda). E um simples fósforo a boiar numa espécie de funil traduz rigorosamente este enunciado.

15 novembro, 2010

SEGURANÇA

 
  Os constantes avisos nos lodges sobre a segurança nos seus espaços exteriores de circulação, especialmente à noite, sempre me pareceram exagerados e uma forma de dar cobertura aos caçadores de 'gorjas'.
Cruzámo-nos com macacos dentro do lodge em Amboseli, dikdiks no Serengueti, e aqui, no passeio pedestre de madrugada perto do lodge, espantei-me pela presença discreta mas atenta de um segurança armado, com uma kalashnikov, que nos acompanhou durante todo o percurso.
Mas apenas numa das últimas noites, no Ngorongoro Sopa Lodge - localizado no topo de uma das vertentes da cratera, quando demos de caras com um enorme bufalo, que pastava descansadamente na relva ao pé da piscina, me convenci da real probabilidade de um encontro surpresa com um verdadeiro animal selvagem.