27 agosto, 2009

OS POETAS NA RUA

Praia da Vitória, na Ilha Terceira tem, em várias das suas ruas, painéis de azulejos que homenageiam poetas portugueses filhos da terra – Natália Correia, Vitorino Nemésio, ...

OS 6 SENTIDOS DOS AÇORES – Emoções


 
Mergulhar no mar a 5 ou 6 milhas da costa
e ver apenas
'azul azul azul, golfinho golfinho golfinho'.
O difícil mesmo é habituar-nos ao tubinho de snorkel!
Observação de Cetáceos. Num semi-rígido, acompanhados sempre por um biólogo, é-nos dada a possibilidade de partilhar o oceano, durante algumas horas, com os maiores mamíferos marinhos. Desta vez vimos cachalotes, enormes, pachorrentos, ternurentos. É impossível não pensar na captura brutal destes animais autorizada ainda por alguns países (Islândia, Noruega, Rússia, Japão), quantas vezes em nome de forjados e falsos interesses científicos, e não sentir um nó no estômago e alguma revolta.

A longa conversa com o Sr. José de Melo e a esposa que incansavelmente nos acompanharam na visita ao seu pequeno Museu marítimo, em Santo Amaro (Pico). Falaram-nos da vida, sempre ligada à grande paixão pelos barcos, do mar e da construção naval.



Os Vigias, antigos baleeiros, homens sisudos, de olhar compenetrado e perdido na água. No seu posto de observação, em terra, dão indicações preciosas sobre a localização dos animais e o estado do mar, para os barcos de observação de cetáceos.

25 agosto, 2009

OS 6 SENTIDOS DOS AÇORES– Texturas

A pedra
A madeira (Incenso)
As plantas

OS 6 SENTIDOS DOS AÇORES – Sabores




Do mar – Cavaco, cracas, amêijoas da Caldeira de Santo Cristo (S. Jorge)
Da terra – Inhame com linguiça, milho cozido, verdelho, angelica, massa de pimento com queijo fresco, chás, bolo levedo, queijo da Ilha.

OS 6 SENTIDOS DOS AÇORES - Cheiros

A emissão de gases sufurosos vindos do interior da terra, constituem importantes manifestações de vulcanismo secundário nos Açores e enchem o ar, em torno das fumarolas, com um cheiro intenso a enxofre por vezes difícil de suportar.

Nas áreas com vegetação mais densa e abundante, o grau de humidade é
bastante elevado e o sol tem dificuldade em penetrar. Por isso, sente-se um intenso cheiro a .... verde! Nnos Açores e particularmente em S. Miguel tudo é verde, sempre verde!

18 agosto, 2009

OS 6 SENTIDOS DOS AÇORES – Sons

O mugido das vacas


O pulsar da terra

O marulhar das ondas

O 'trovejar' das cascatas

O 'grasnar' insistente dos garajaus

OS 6 SENTIDOS DOS AÇORES – Olhares

Lajido/Criação velha/Ilha do Pico - Paisagem classificada pela UNESCO – onde se cultiva o famoso verdelho, em pequenas quadrículas de terreno onde crescem as vinhas, separados por muros de basalto negro feitos de pedra solta, chamados localmente de "currais.

Pico – 2351m de altitude, a maior de Portugal

Mar – águas quentes, cristalinas e cheias de vida

Lagoas – destaque para as das Sete Cidades e do Fogo e outras tantas pequeninas, escondidas mas que são visita obrigatória (em S. Miguel)

Vulcões – Capelinhos, no Faial. A erupção vulcânica de 1957/58 aumentou cerca de 2 km a ilha no seu extremo ocidental

Vale da Achada/Ilha da Terceira – uma manta de retalhos só com verdes

Fajãs/Ilha de S. Jorge– pequenos terrenos planos, junto ao mar e limitados no interior por uma escarpa ou vertente de forte declive


Ilhéu de Vila Franca/Ilha de S. Miguel – ilhéu a 1 km ao largo de Vila Franca do Campo, em S. Miguel, que é actualmente Reserva Natural. Óptimo para banhos e mergulhos mas não se esqueçam do protector solar.

THE ATLANTIC SECRET PLACE





Entre a Europa e a América do Norte, o mar

No meio do mar, bem na Crista Média Atlântica, terra

nove pedacinhos irmãos
todos especiais, diferentes e únicos

Tomaram os nomes de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa, Corvo e Flores.
Destes, conhecemos cinco (S. Miguel, Terceira, Pico, Faial, S. Jorge) e ficámos com 'água na boca' em relação às outras.

Atrevemo-nos a deixar um conselho, ..... quando pensarem em férias (em família, em excursão, com a 'casa' às costas, para descansar, para uns dias activos, .....) pensem em Açores. É lindo de morrer e logo ali ao lado.